Horário dos Encontros

Encontros aos sábados das 14h30 às 16h na Capela Nossa Senhora Aparecida. Compareçam!!!!

Agosto - mês das vocações


AGOSTO: MÊS DAS VOCAÇÕES.
“VOCAÇÃO: RESPOSTA AMOROSA AO CHAMADO DE DEUS.”

TODOS OS CRISTÃOS POSSUEM UMA VOCAÇÃO. ELA É O CHAMADO DO PAI.
VOCAÇÃO SIGNIFICA “CHAMAR”, SENDO ASSIM, DEUS CHAMA A MIM, A VOCÊ, A TODOS NÓS, NOS CONVIDANDO AO SERVIÇO, A DOAÇÃO, A ENTRGA.
NESSE CHAMADO O QUE DEUS MAIS QUER É QUE NÓS ESTEJAMOS JUNTO D’ELE, DE SEU FILHO JESUS E DO ESPÍRITO SANTO,
DEUS NOS CHAMA, MAS DÁ TAMBÉM OS CARISMAS E AS QUALIDADES QUE PRECISAMOS PARA ASSUMIRMOS ESTE CHAMADO.
TODA VOCAÇÃO É UMA BENÇÃO DE DEUS, DEVEMOS ESTAR SEMPRE NO CAMINHO DO SENHOR, ELE NOS CONDUZ E NOS DÁ A CERTEZA DE UM AMANHÃ CHEIO DE LUZ.


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O mês de agosto é dedicado à reflexão sobre as vocações em geral. Normalmente a própria liturgia da Palavra de cada dia, em especial a dos domingos, dá o tema principal da reflexão e meditação trazida para alimento do povo de Deus. É costume, neste mês, comemorarmos as diversas vocações a cada semana:
Primeiro domingo: é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.
Segundo domingo: por imitação do segundo domingo de maio - no qual é comemorado o Dia das Mães - temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.
Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.
                Quarto domingo: é nesta data que se comemora o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.
Ao participarmos dessas celebrações não podemos nos esquecer da vocação primeira e mais importante de todas: a vocação à vida cristã e, consequentemente, à santidade! Todos somos vocacionados à santidade e fora desse caminho não temos como viver bem qualquer que seja a nossa vocação pessoal.

2 comentários:

  1. Parabéns! A Igreja com com Pessoas visionárias; e vocês estão fazendo a diferença! Não desanimem.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! A Igreja com com Pessoas visionárias; e vocês estão fazendo a diferença! Não desanimem.

    ResponderExcluir